Saiba como se preparar para o Caminho de Santiago
Passo a Passo para uma Preparação Eficiente no Caminho de Santiago
A escolha de fazer o Caminho de Santiago, normalmente, surge da necessidade de ter a experiência seja com você mesmo, ou com o espiritual. Seja porque o peregrino está buscando um momento de reflexão e autoconhecimento, seja porque está em busca de se conectar com a sua espiritualidade, é fato que a decisão de fazer o caminho precede toda a preparação que ele demanda. Mas é claro que, uma vez decidido, é impossível ingressar nessa jornada sem se preparar para o Caminho de Santiago. Então, como fazer essa preparação, afinal, não é algo tão simples! Venha conferir com a gente a melhor maneira de se preparar para o Caminho de Santiago!
1. Escolha o caminho que você vai percorrer
Vamos começar te explicando então, que o não existe um único caminho a ser percorrido e por isso é preciso que você faça uma pesquisa sobre as possibilidades e o quanto de adrenalina e um pouquinho de perrengue, seu grupo está disposto a passar. Como já dissemos, existem vários caminhos que levam a Santiago de Compostela, dos mais fáceis aos mais difíceis. Esses caminhos partem de pontos diferentes e possuem distâncias diferentes. Por isso, o primeiro passo para se preparar para o Caminho de Santiago é, justamente, definir qual das rotas você irá percorrer. Assim, é possível fazer um planejamento e ter uma estimativa de quantos km você irá caminhar por dia e quantos dias serão necessários para concluir a peregrinação.
E lembre-se que planejamento e preparação serão os pontos mais importantes para que você possa curtir a sua caminhada e fazer dela uma experiência incrível.
2. Comece a preparação física antes de ir
Como já dissemos, existem vários níveis de caminhos a ser percorridos, mas independente da sua escolha, você terá que se preparar. Afinal, se você é uma pessoa sedentária, não pense que irá conseguir caminhar 300km de um dia para o outro. Para isso, será necessário iniciar a sua preparação física alguns meses antes de ir, e seja consiente dos seus limites, para não sofrer nenhuma lesão. Assim, o ideal é fazer caminhadas, já utilizando o calçado que você pretende levar para o caminho, e aumentar progressivamente a distância. A média de caminhada é de 20km por dia, então você pode utilizar esse número como meta. Assim, você conseguirá fortalecer a musculatura e já começará a se preparar para o Caminho de Santiago.
3. Compre os equipamentos e roupas adequados
Outro passo importante para se preparar para o Caminho de Santiago é, justamente, comprar os equipamentos e roupas adequados. Para isso, é fundamental que você converse com outros peregrinos, para saber quais são os itens essenciais para o caminho. Mas entenda que a ideia é que você leve o mínimo de coisas possível. Afinal, você estará caminhando cerca de 20km por dia, carregando todo o peso nas costas.
As compras vão desde a escolha da mochila e do calçado, até as roupas. Para os sapatos, sempre opte pelo que for mais confortável, com tecido respirável, além de usar meias anti-bolhas. Quanto às roupas, não se esqueça de levar calça e camisa térmica, e um bom casaco impermeável. A mochila também deve ser leve, a fim de que você possa carregar os seus itens sem dificuldades.
Além de comprar equipamentos e roupas adequados, afinal, você tem que estar preparado para diversas situações, sejam elas climáticas ou até mesmo do seu próprio corpo. Então além dos itens acima, é importante levar: lanterna; chapéu; kit de primeiros socorros; toalha; itens de higiene pessoal; protetor solar; óculos escuros; repelente; capa de chuva; e saco de dormir.