Conhecer Berlim é uma das coisas que todo mundo precisa fazer pelo menos uma vez na vida. Afinal, além de ser uma cidade belíssima, ela também tem muita história para contar. No entanto, se você quiser ter uma boa experiência, é preciso planejar todos os detalhes com cuidado e antecedência: passagens, documentação, hospedagem, locomoção… Então, se você ainda não começou a planejar a sua viagem, venha conferir todas as dicas que você precisa saber antes de conhecer Berlim!
Dicas para conhecer Berlim
1. Como chegar em Berlim?
É bastante raro encontrar voos diretos do Brasil para Berlim. Quando há, essas passagens costumam ser mais caras. Por isso, vale a pena enfrentar o cansaço e fazer uma escala, se isso for te render alguns euros a mais para gastar durante a viagem. E o que você precisa mesmo é chegar na Europa.
Depois que atravessar o Oceano Atlântico, existem voos baratos e rápidos das principais capitais europeias para Berlim, então chegar lá não será uma tarefa difícil. Além disso, também é possível ir de trem, se você preferir. Afinal, é uma opção mais barata e às vezes mais confortável do que o avião.
2. Qual o melhor período para conhecer Berlim?
O inverno na Alemanha é MUITO frio, principalmente para os brasileiros, que não estão acostumados com neve. Lá, as temperaturas ficam negativas com muita frequência. Por outro lado, o calor do verão chega com a mesma intensidade, podendo até causar mal estar por conta das temperaturas mais altas.
Por isso, o ideal é apostar na primavera, em meses como abril e maio, ou no outono, em setembro e outubro. Assim, você encontrará a cidade mais vazia, os preços mais baixos e as temperaturas mais agradáveis.
3. O que é preciso para conhecer Berlim?
A Alemanha faz parte do Tratado de Schengen, o que significa que você não precisará de visto para ir para lá, desde que a viagem seja de no máximo de 90 dias. No entanto, é preciso apresentar um passaporte com pelo menos 6 meses de validade, que será o seu documento de identificação na hora de entrar e sair do país.
Além disso, é exigida a contratação de um seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, para cobrir eventuais despesas emergenciais. Por fim, você pode precisar apresentar a passagem de volta e o comprovante da hospedagem, além de demonstrar que possui dinheiro suficiente para se manter durante a viagem.
4. Onde se hospedar em Berlim?
Berlim possui opções de hospedagem para todos os bolsos, espalhadas por toda a cidade. No entanto, é preciso pensar também nos deslocamentos, e não só no preço. Assim, quanto mais perto do centro você puder ficar, melhor. Afinal, é no centro que ficam as principais atrações turísticas, como a praça Alexanderplatz.
Além disso, você terá mais facilidade para se locomover e até mesmo utilizar o transporte público. Por isso, recomendamos o bairro de Mitte, que tem a melhor localização da cidade. Mas, se os preços estiverem muito altos e você quiser opções mais afastadas, pode procurar por Prenzlauer Berg e Friedrichshain-Kreuzberg.
5. Quantos dias são necessários para conhecer Berlim?
É bastante comum que os turistas tentem conciliar uma única ida à Europa para conhecer várias cidades, diante da facilidade de se locomover entre elas. Isso não é um problema, mas é preciso reservar um tempo mínimo para conhecer as principais atrações de cada uma.
Por isso, se você estiver com um roteiro mais apertado, tente reservar pelo menos 2 a 3 dias para conhecer Berlim. Mas, se puder estender um pouco mais, 5 dias são o período ideal para explorar a cidade e conhecer tudo com calma.