Dicas para conhecer Itacaré
Conhecer Itacaré é uma ótima oportunidade para quem quer aproveitar o ecoturismo baiano. Afinal, a cidade oferece opções de praias, cachoeiras, rios e trilhas, tudo em um só lugar. Além disso, você ainda poderá conhecer um centro histórico belíssimo e visitar cidades vizinhas, como Ilhéus. Por isso, se você está pensando em ir para lá, venha conferir algumas dicas para conhecer Itacaré!
Dicas para conhecer Itacaré
1. Qual o melhor período para conhecer Itacaré?
Você já deve saber que o período de alta estação em Itacaré é justamente o verão. Afinal, com tantas praias e cachoeiras para aproveitar, a maioria das pessoas prefere garantir o solzão. O único problema é que, nessa época, as praias costumam ficar mais cheias e os preços são mais altos.
Por isso, se você quiser sair do óbvio, pode ir durante a primavera ou o outono, que ainda possuem um clima agradável, mas com a vantagem de não precisar disputar a cidade com outros turistas. Além disso, os valores costumam ficar bem mais em conta, em razão da baixa procura.
2. Quantos dias ficar em Itacaré?
No geral, a nossa recomendação é: quanto mais, melhor! Isso porque, além das atrações em Itacaré, você ainda terá muito o que conhecer em cidades vizinhas, a exemplo de Ilhéus. Por isso, uma boa média são 7 dias, para poder aproveitar bastante e conhecer tudo com calma.
Mas, se você quiser ficar só em Itacaré ou não puder passar tantos dias, em uma média de 3 a 4 dias já dá para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Além disso, você poderá fazer uma ou duas trilhas para conhecer e, é claro, voltar depois!
3. Como chegar em Itacaré?
O aeroporto mais próximo de Itacaré é o Jorge Amado, que fica em Ilhéus. De lá, é só seguir de carro ou de ônibus nos 75km restantes. Além disso, é uma ótima opção para quem está pensando em fazer uma “dobradinha” e conhecer as duas cidades, pois você pode aproveitar para passear por Ilhéus na chegada ou na saída.
Por outro lado, se você já estiver na Bahia ou em algum ponto próximo do Nordeste, pode valer a pena ir de carro. Assim, você pode circular para visitar as cidades próximas com mais facilidade, sem depender de agências de turismo para fazer os passeios.
4. Onde se hospedar em Itacaré?
Agora que você já sabe quando ir e como chegar até lá, também é importante saber onde se hospedar. Afinal, o lugar onde você fica impacta diretamente na sua experiência na cidade!
Por isso, nós recomendamos duas regiões principais, que ficam bem no centro da cidade: Pituba e Orla da Praia da Concha. Assim, você estará perto dos principais pontos turísticos, podendo, inclusive, aproveitar muita coisa a pé. Além disso, como se tratam de regiões mais turísticas, não é difícil encontrar boas opções de hospedagem.
Dica Bônus: segurança
Normalmente, você pode caminhar pela cidade e curtir as praias sem muita preocupação. No entanto, ao se afastar do centro da cidade, não são raros os relatos de assaltos. Por isso, mesmo que você esteja indo fazer uma trilha conhecida como “fácil”, não se recomenda ir desacompanhado.
Por isso, sempre procure uma agência de turismo ou um guia local para fazer os passeios mais afastados. Assim, além de prezar pela sua segurança, você tem a certeza de que, se precisar de algum suporte, tem a quem recorrer.