Dicas para conhecer Porto
Conhecer Porto é uma das paradas obrigatórias em Portugal. Afinal, a cidade é referência quando se trata de cultura, educação e história. Mas não é só isso: desde o centro histórico até as baladas e barzinhos no fim do dia, Porto é uma cidade capaz de agradar a todos os gostos e bolsos. Então, se você está pensando em ir para lá, venha conferir algumas dicas que precisa saber antes de conhecer Porto!
Dicas para conhecer Porto
1. Como chegar em Porto?
A primeira pergunta para qualquer viagem é exatamente essa: como chegar em determinado destino? É claro que a principal opção costuma ser de avião, afinal, é preciso atravessar todo o Oceano Atlântico para chegar a Portugal. Para isso, você pode recorrer os serviços da TAP, principal companhia aérea do país.
Já existem voos diretos do Brasil para lá, mas eles costumam ser um pouco mais caros. Por isso, uma boa opção é comprar a passagem para Lisboa e seguir viagem de trem, ônibus ou avião (já que os voos internos são bem mais baratos). Sem falar que você ainda pode aproveitar para conhecer Lisboa, não é mesmo?
2. Qual o melhor período para conhecer Porto?
No geral, Portugal é um país com um clima bastante ameno, o que permite que você vá em praticamente qualquer época do ano. No entanto, existem períodos em que as chuvas são mais frequentes, como o outono e o inverno, o que pode atrapalhar um pouco os passeios ao ar livre.
Por isso, a nossa recomendação é apostar na primavera. Isso porque o verão costuma ser muito quente, além de ser alta estação. Já na primavera você encontrará preços mais baixos, a cidade mais vazia e temperaturas bem agradáveis.
3. Quanto tempo é preciso para conhecer Porto?
A maioria dos brasileiros que vai para a Europa prefere conhecer diversas cidades em uma mesma viagem, diante da facilidade de viajar entre elas. No entanto, é preciso garantir uma permanência mínima em cada lugar, para que você possa, ao menos, conhecer os principais pontos turísticos.
Pensando nisso, nós recomendamos pelo menos 2 dias para conhecer Porto. Mas é claro que, se você puder esticar um pouco mais, sempre haverá o que fazer por lá! Então, o ideal é montar um roteiro flexível, a fim de que você possa ficar mais alguns dias, se tiver vontade.
4. Onde se hospedar em Porto?
Outro fator muito importante para qualquer viagem é justamente a escolha da estadia. Afinal, a localização impacta diretamente na experiência que você terá no lugar. Entre as dicas básicas, lembre-se de procurar um hotel ou pousada que tenha cafeterias, restaurantes, farmácias e pontos de transporte público próximos.
Desta forma, você conseguirá se locomover com mais facilidade, além de ter tudo pertinho de você. Entre os melhores lugares para se hospedar, temos o centro da cidade e Vila Nova de Gaia.
5. Como se locomover em Porto?
Como já havíamos mencionado no tópico anterior, o transporte público de Porto será um forte aliado para a sua viagem. Você pode utilizar desde o tuc-tuc até o metrô para chegar a qualquer parte da cidade. Os transportes de aplicativo também são uma opção, mas, a depender do horário, o trânsito pode te atrasar um pouco.
Mas a verdade é que a melhor opção é tentar conhecer o máximo possível a pé. Assim, você pode apreciar a vista, imergir no estilo de vida Português e ainda economizar no importante. Justamente por isso é que a localização do seu hotel é tão importante! Mas não se esqueça de levar um sapato confortável, pois isso poderá fazer falta nas ladeiras intermináveis.