GUIA VIAJANTESUPER AVENTURAS

Cultura africana

Tudo o que você precisa saber

A princípio muitas pessoas sonham em um dia poderem conhecer o continente da África, porém, antes de qualquer coisa, é preciso saber sobre a cultura africana.

Isso porque os países que compõem esse pedaço do globo possuem costumes bem diferentes do restante das populações e, conhecer como eles vivem e suas tradições é um gesto respeitoso de quem vem de fora.

Você sabia disso ?

Então, quer saber mais sobre a cultura africana? Então continue nos acompanhando nesse post completo!

Principais tradições culturais da África

Além disso, quem visita algum dos países da África se depara com gostos e costumes bem diferentes dos que estamos habituados.

Dentre as principais tradições desses locais estão:

Hábitos e costumes

Os povos do norte do continente possuem hábitos tradicionalmente islâmicos. Isso porque essa denominação religiosa é predominante nesta área.

No entanto, é possível encontrar sociedades em sua maioria egípcia e marroquina. Lá também é comum que as mulheres usem véus para cobrir o rosto.

Porém os povos do sul possuem uma cultura mais diversificada do que a do norte.

Em alguns locais, o cristianismo é predominante.

No entanto, lugares como o Congo, Moçambique, Serra Leoa, Somália e Quênia possuem vida tribal majoritária, o que nos remete às religiões politeístas nativas.

Artes plásticas

Outra tradição marcante na cultura africana são as artes plásticas.

A religião está ligada a maior parte dos movimentos artísticos.

É possível encontrar um grande número de máscaras, trançados de corda, estatuetas e outros artefatos esculpidos em madeira, pedra ou então confeccionados com tecidos.

Existe um simbolismo por trás desses elementos e eles costumam remeter às divindades ou então a elementos do cotidiano. Eles também possuem diferentes significados para cada um dos povos.

Música e dança

Outra marca da cultura africana são as músicas e as danças.

Elas são heranças das tribos da África e, geralmente, são embaladas por instrumentos de percussão e têm um ritmo e um compasso bastante acelerado.

Na maioria das vezes, ambas as artes possuem uma conotação religiosa e são utilizadas para marcar cultos tradicionais que acontecem por lá. Eles acreditam que os movimentos usados e os sons executados possam ser elementos que atraiam os orixás (bons espíritos) e afastem os maus.

Os principais ritmos da África são: a capoeira (muito popularizada no Brasil), o Lundu e o coco.

Fala sério, não tem como ficar parado, não é?

A culinária africana

Outro aspecto muito marcante da cultura africana é a culinária africana. Eles possuem uma enorme variedade gastronômica e contam com receitas inesquecíveis para aquelas que as experimentam.

Ou seja, é impossível que um dia você visite um dos países da África e não se aventure dentre os pratos tradicionais de cada uma das suas regiões.

Banana-da-terra, a mandioca, o arroz e o inhame são ingredientes tradicionais, assim como a batata.

Já o leste africano conta com uma variedade maior e os vegetais picantes, a carne e um pão feito de massa lêveda e achatada são os principais elementos da sua culinária.

As pessoas preferem manter o costume de comer com as próprias mãos.

O norte da África é o berço de pratos mundialmente conhecidos como o cuscuz e o tagine.

Enquanto no sul africano, onde a culinária é conhecida como “culinária arco-íris”, os elementos que predominam são as frutas, como a manga, o pêssego, o abacaxi e a lichia,  a nsima (uma massa feita de farinha de milho) e as larvas mopane, que são muito apreciadas por lá.

Completando uma das áreas da cultura africana, está o oeste do continente, que conta com ingredientes como a tapioca e o peixe frito na maioria dos seus pratos.

Você já conhecia essas curiosidades sobre a cultura africana?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo