O falecimento recente da Rainha Elizabeth foi apenas um dos motivos para o aumento da procura pelas curiosidades sobre Londres. Afinal, a cidade é repleta de cultura, arte e muita história. Por isso, se você está pensando em ir para lá mas quer descobrir um pouco mais sobre o seu destino, venha conferir algumas curiosidades sobre Londres! Nós garantimos que você não vai se arrepender.
Curiosidades sobre Londres
1. Os ingleses são muito supersticiosos
Prova disso é que a London Eye, roda gigante construída pela British Airways em homenagem à virada do milênio, possui 32 cápsulas, enumeradas de 1 a 33. Percebeu que a conta não bate? Pois é, isso acontece porque o número 13 foi propositalmente deixado de fora da contagem, pois eles acreditam que pode dar azar!
2. O Big Ben não é um relógio
Essa é uma das curiosidades sobre Londres que poucas pessoas sabem! Afinal, quando se fala no Big Ben, todo mundo pensa logo na icônica torre do relógio que fica no Palácio de Westminster. No entanto, o Big Ben na verdade é o sino que fica no interior da torre, para a surpresa de muitos!
3. Mão inglesa
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a tão famosa “mão inglesa”, em que o volante do veículo fica do lado direito, enquanto os demais carros (que estão em sentido contrário) passam pelo lado esquerdo. Essa é a regra na Inglaterra, o que gera um estranhamento bem comum nos brasileiros. No entanto, há um único lugar em Londres em que a mão inglesa não se aplica: trata-se da Savoy Court. Então, não estranhe se passar por lá!
4. Monumentos tombados pela UNESCO
Lembra que nós falamos acerca do acervo cultural e histórico de Londres? Pois é, a cidade possui não apenas um, mas quatro monumentos reconhecidos como patrimônios mundiais da UNESCO. São eles: Maritime Greenwich; Tower of London; Royal Botanic Gardens; e Westminster Palace (incluindo a Westminster Abbey e a Saint Margaret’s Church).
5. Metrô mais antigo do mundo
Outra curiosidade sobre Londres que poucas pessoas sabem é que a cidade foi a primeira do mundo a construir uma linha de metrô. Se hoje você pode ir de metrô a praticamente qualquer parte da cidade, no início a extensão era de apenas 6 quilômetros. Mas isso não diminui em nada o feito, pois o ano era 1863!
6. Um dos rios mais limpos do mundo
A cidade de Londres é cortada pelo Rio Tâmisa, que é considerado um dos rios mais limpos do mundo. Mas isso não foi sempre assim! Na verdade, o rio já chegou a ser conhecido como “o grande fedor”, tamanha a sujeira que havia por lá. O processo de limpeza foi iniciado, justamente, por conta do incômodo com o fedor, que invadia o parlamento inglês.
7. A cidade do autoatendimento
Outra coisa que acaba espantando a maioria dos turistas que chega em Londres é a frequência com a qual você precisará realizar o próprio atendimento nos locais em que chega. Mas como assim?
Lá, é muito comum encontrar caixas de autoatendimento em lojas e mercados. Assim, você separa as suas mercadorias, passa pelo caixa, faz o pagamento e embala, tudo sozinho! E não pense que as pessoas saem sem pagar, viu? Sem falar que as filas acabam ficando bem mais rápidas
8. Por que não ir a um Pub?
Talvez você já tenha ouvido falar sobre os tão famosos Pubs de Londres, que se parecem com os barzinhos aqui no Brasil. Pois bem, frequentar os Pubs é tão comum na rotina dos Londrinos que você não vai ser julgado se quiser ir no meio do expediente, como no horário do almoço, por exemplo.
Um Comentário