5 Dicas para planejar uma viagem em grupo
Dicas essenciais para organizar uma viagem em grupo sem problemas
Fazer uma viagem em grupo, seja com os amigos ou com a família, tem tudo para ser uma experiência incrível. No entanto, o planejamento dessa viagem pode acabar gerando alguns desgastes, afinal, são muitas opiniões e vontades para conciliar. Além disso, é preciso reunir o dinheiro de todo o grupo para pagar as contas, o que também pode dar uma dor de cabeça. Por isso, se você não quiser ter problemas, venha conferir as nossas dicas para planejar uma viagem em grupo!
Dicas para planejar uma viagem em grupo
1. Façam uma poupança conjunta
Na maioria das vezes, planejar uma viagem em cima da hora não dá certo. Afinal, nem todo mundo tem condições de desembolsar o valor todo de uma vez, então é preciso se planejar financeiramente para que a viagem dê certo. Por isso, a melhor forma de garantir que a viagem realmente vai acontecer é começar a juntar o dinheiro com antecedência.
Para isso, vocês podem ajustar um valor mensal e uma data para pagamento, por exemplo: 50 reais, a cada dia 15. Esse dinheiro deve ser depositado por todos os integrantes do grupo, todo mês, em uma conta escolhida por vocês. Assim, quando chegar a data de viajar, mesmo que nem todas as despesas estejam pagas, vocês já terão pelo menos uma parte guardada.
2. Aluguem uma casa
Outra dica fundamental na hora de planejar uma viagem em grupo é alugar uma casa. Isso porque, embora hotéis e pousadas possam ser mais confortáveis, alugar uma casa vai ficar mais barato e ainda possibilita que fique todo mundo junto, especialmente se você estiver viajando em família.
Além disso, será possível cozinhar e fazer a maior parte das refeições “em casa”, o que também fica muito mais barato do que comer fora. Até porque, quando falamos em hotéis e pousadas, a única refeição que costuma estar inclusa no valor da diária é o café da manhã.
3. Comprem as comidas e bebidas juntos
Quando estiver chegando a data da viagem, é preciso também fazer uma lista de todas as comidas e bebidas que vocês precisarão levar. Nesse momento, a melhor opção é fazer uma lista única, já que isso irá facilitar na hora de contabilizar as despesas. Ah, e não se esqueçam de incluir alguns produtos de higiene, como sabonete e papel higiênico!
Com a lista pronta, basta que uma pessoa (ou duas, se necessário) vá ao supermercado fazer todas as compras. Depois, é só dividir o valor total pelo número de pessoas. Não tentem dividir a lista, para cada um comprar uma parte. Na maioria das vezes, alguém acaba esquecendo de levar algo importante, e é mais difícil de prever quanto cada um irá gastar.
4. Dividam as tarefas
Outro ponto muito importante para evitar dores de cabeça e, principalmente, conflitos, é a divisão de tarefas. Lembre-se: vocês estarão fazendo uma viagem em que o principal objetivo é se divertir. Se forem ficar discutindo por besteira, o clima da viagem acaba se perdendo.
Então, escolham uma ou duas pessoas para cada tarefa: reservar a casa, gerir o dinheiro, fazer as compras, cozinhar, limpar… Assim, com cada um sabendo a sua função, não haverá desgaste.
5. Anotem todas as despesas
Por fim, não se esqueçam de registrar todas as despesas da viagem, para que possam fazer a divisão ao final. Essa pode ser uma das partes mais chatas, mas há um aplicativo que facilita a sua vida nesse ponto: o Splitwise. Com ele, você cria um grupo e cada um vai inserindo todos os valores que pagar. Ao final, o próprio app faz as contas e diz quanto cada um tem que pagar, para ninguém ficar devendo nada!