Apesar de não ser um dos destinos mais procurados de Portugal, a verdade é que há muito o que fazer em Coimbra. Afinal, a cidade já foi a capital de Portugal, possui a primeira universidade do país e uma das mais antigas do mundo e ainda é repleta de beleza e cultura. Por isso, se você está pensando em ir para lá, venha descobrir o que fazer em Coimbra, para incluir no seu roteiro!
O que fazer em Coimbra
1. Conhecer a Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e é referência não só em Portugal, mas em todo o mundo. Por isso, uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Coimbra é passar por lá e fazer uma visita guiada, que envolve diversas dependências da universidade.
A mais conhecida é a Biblioteca Joanina, que possui um acervo de milhares de exemplares para encher os olhos de qualquer estudioso. A sensação é de estar, de fato, em um lugar de produção de conhecimento, de onde saem diversas mentes brilhantes! Além disso, a UC é um ótimo ponto de partida para conhecer outras atrações da cidade.
2. Ir à Sé Velha
Outro ponto turístico imperdível é a Sé Velha de Coimbra, uma igreja totalmente diferente de tudo o que você já viu. Construída em 1139, a fachada remete mais a um castelo do que uma igreja propriamente dita, em razão da influência românica na sua arquitetura.
Mas não é só isso: no interior, você ainda encontrará decorações em estilo gótico e islâmico, em uma combinação que vai te surpreender. Por isso, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, vale a pena ir lá conferir!
3. Visitar a Sé Nova de Coimbra
Agora que já conhece a Sé Velha, outra coisa que você precisa fazer em Coimbra é conhecer a Sé Nova. A Igreja foi construída junto ao Colégio das Onze Mil Virgens em 1698, 100 anos depois da inauguração do colégio. Inclusive, ela era ocupada pelos jesuítas, o que explica o estilo arquitetônico adotado.
No entanto a Sé Nova só se tornou a sede da Igreja de Santa Maria (em substituição à Sé Velha) em 1772, quase 80 anos após a sua inauguração. Além da fachada, o interior também possui uma decoração impressionante, então vale super a pena a visita.
4. Conhecer o Jardim Botânico de Coimbra e o Aqueduto São Sebastião
O Jardim Botânico e o Aqueduto são pontos turísticos vizinhos, então você pode aproveitar para conhecê-los no mesmo dia. O Jardim Botânico foi inaugurado inicialmente como um Museu de História Natural, em 1772, mas conseguiu reunir tantas espécies que acabou se tornando um verdadeiro jardim botânico.
O aqueduto, por sua vez, é um pouco mais antigo, tendo sido construído em 1570 para abastecer a cidade de água. No entanto, a construção em formato de arco acabou por se tornar um dos pontos turísticos da cidade, especialmente por causa da proximidade com o jardim, o que trouxe o apelido de “arcos do jardim”. Então, vale a pena conferir e tirar umas fotos!
5. Passar a tarde no Parque Verde do Mondego
O Parque Verde do Mondego é um dos lugares mais procurados pelos portugueses para aproveitar os dias de sol em Coimbra. Lá, você poderá aproveitar para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou praticar outra atividade física. Além disso, também é um bom lugar para fazer um piquenique e descansar um pouco.