O que fazer em Sarajevo
Apesar de a Bósnia e Hezergovina ser um país bastante marcado por seu passado violento, é fato que há muito o que fazer em Saravejo. Então, já pode incluir Sarajevo na sua lista de próximos destinos, pois, além de possuir muita história para contar, a cidade ainda é belíssima. E não é só isso: o país também é marcado por sua pluralidade cultural, oferecendo diversas opções de passeios e atrações com essa proposta. Então, venha descobrir o que fazer em Sarajevo!
O que fazer em Sarajevo
1. Conhecer o Centro Histórico
O Centro Histórico, também chamado de Baščaršija, reúne alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Por isso, uma das coisas que você precisa fazer em Sarajevo é caminhar pelas ruas da região, que fica às margens do Rio Miljacka. Para isso, um bom ponto de partida é a Praça Baščaršija, conhecida como Praça dos Pombos.
Uma das curiosidades sobre o local é que, na época em que foi construído, por volta do século XV, o centro foi estruturado como uma espécie de bazar, em que cada rua era dedicada a um tipo de profissão ou serviço. Atualmente, existem diversos templos, lojas, restaurantes e cafés.
2. Visitar o Museu Judaico
Mais uma das coisas que você precisa fazer em Sarajevo é conhecer o Museu Judaico, o lugar ideal para conhecer um pouco mais sobre a cultura e as raízes desse povo. Inclusive, Sarajevo foi uma das cidades da Europa que recebeu os judeus de braços abertos, indo de encontro à cultura de perseguição contra eles. Justamente por esse motivo é que você encontrará diversas influências na arte e na ciência da cidade.
Além disso, o museu está sediado em uma antiga sinagoga, construída no Século XVI, que possui uma arquitetura tão bonita que, por si só, já valeria o passeio.
3. Atravessar a Ponte Latina
A Ponte Latina está entre os pontos turísticos mais visitados de Sarajevo. Mas, afinal, o que há de tão especial em uma ponte? A verdade é que, além de compor uma paisagem belíssima sobre o Rio Miljacka, ela também é uma das pontes mais antigas da arquitetura otomana.
Mas não é só isso: a ponte também foi palco do assassinato de Franz Ferdinand, em junho de 1914, fato que desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Lá, você encontrará uma placa marcando o lugar exato em que o episódio ocorreu, além de um museu com informações sobre o momento histórico.