Dicas para conhecer Havana
Capital do país que é o maior símbolo das reminiscências do socialismo no mundo, Havana é o principal destino de quem deseja conhecer Cuba. Isso porque, ainda que a viagem para a ilha cubana ofereça, como um dos principais lazeres turísticos, suas praias de águas caribenhas, é pela capital do país que os turistas mais se apaixonam.
Isso porque Havana é um lugar que, em termos de arquitetura, engenharia e urbanismo, parece ter parado no tempo. Suas fachadas, suas ruas, seus restaurantes, seus meios de transporte – especialmente, os carros – fazer você se sentir vivendo na década de 60. E isso, por si só, já é um motivo para conhecer a capital cubana.
Se você deseja conhecê-la, então este artigo é para você. Confira, abaixo, as dicas de viagem para conhecer Havana.
Dicas para conhecer Havana
Quando ir
Cuba, de maneira geral, é um destino para o qual não dá para ir quando quiser sem se preocupar com o sucesso da viagem. Isso porque o país sofre com furações e ciclones, sobretudo em determinados períodos do ano.
Por isso, o melhor período para conhecer a capital cubana é entre os meses de dezembro e março, quando a temperatura está mais quente (cerca de 28 graus em média). Isso, é claro, se você não quiser correr o risco de sofrer com nenhum inconveniente.
Isso porque há muita gente que viaja entre os meses de março e novembro, até por que um dos eventos mais buscados do país ocorre em junho/julho: o Festival Internacional de Jazz.
Como chegar
Uma das principais dúvidas de quem deseja viajar à Cuba é como chegar até a ilha. Mas não tem segredo: são, basicamente, quatro empresas aéreas que fazem o transporte internacional para a ilha. São elas: Avianca, Taca, Copa e Lan. A chegada no país é por seu maior aeroporto, o José Matí. Chegando, você deve pegar um táxi – pois não há transporte público no local – para o seu hotel.
Onde comer e beber em Havana
A comida, em Cuba, não é cara nem mesmo em estabelecimentos mais famosos. Por isso, não deixe de conhecê-los! Os mais procurados pelos turistas são: Bodeguita del Médio, que é o bar mais famoso de Havana; El Floridita, se você quiser tomar uma ouvindo música; e Los Nardos, cuja comida é bastante variada e farta.
Se você quiser dar uma refrescada mais “doce”, não deixe de ir à Coppelia, que é uma sorveteria cubana. A mais tradicional do país. E quando estiver a fim de comer em um lugar chique? Simples: vai ao Café del Oriente, que fica no centro da capital cubana, e é um dos poucos lugares em que você poderá encontrar Coca-Cola.
Outra dica importante a respeito de alimentação em Havana é acerca da existência dos paladares. Eles são, basicamente, casas que os donos transformam numa espécie de restaurantes particulares. Lá, você poderá desfrutar da comida tradicional do país. Entre os paladares, o mais famoso é o La Guarida.
Como se locomover em Havana
Não vá à Cuba achando que você poderá usar aplicativos de transporte por lá. Isso porque esse tipo de serviço vai de encontro à ideologia econômica do país. Mas é claro que você poderá encontrar meios tradicionais de transporte, como táxis e ônibus.
Em Havana, inclusive, o viajante pode utilizar ônibus turísticos, que circulam até às 18 horas e contam com três linhas: duas que rodam pelos pontos centrais da cidade, e uma que vai para a parte leste da capital cubana, inclusive para a região de praias.
Além disso, o turista pode andar ainda em cocotáxis e bicitáxis, dois meios de transporte muito charmosos que são utilizados principalmente para trechos curtos.
E você, pretende conhecer Havana? Conte-nos o que achou deste artigo sobre a capital cubana!