Machu Picchu : confira 5 dicas de viagem
A cidade de Machu Picchu tem sua criação datada do século XV, durante o Império Inca. Apesar disso, sua existência só foi tornada pública, em 1911, pelo explorador norte-americano Hiram Bingham. Mas, para a comunidade local, a cidade nunca esteve perdida.
Desde então, Machu Picchu recebe milhares de turistas, durante todo o ano, que buscam ver “com suas próprias mãos” o local cuja construção é considerada um mistério até hoje.
Afinal, como aquele povo conseguiu construir as muralhas de pedras (algumas destas podendo pesar até 20 toneladas), naquela época? E como conseguiram empilhar estas pedras nas muralhas, sem argamassa ou cimento?
Por isso, Machu Picchu é mais um símbolo da inteligência e do avanço da sociedade Inca, sobretudo para a época. E é, justamente, o produto destes avanços que os turistas vão conferir de pertinho.
Se você estiver pensando em fazer uma viagem para conhecer esta história, então, confira abaixo algumas dicas para melhor explorar o lugar.
5 dicas para conhecer Machu Picchu
1 – Quando ir para Machu Picchu
Machu Picchu é um local onde há muitas chuvas de verão. Por isso, o período entre final de novembro e final de março não é adequado para sua viagem para lá. O ideal mesmo é ir entre os meses de abril e outubro, com leve preferência para junho e julho, pois são os meses em que a chance de chuvas é menor ainda.
E por que ter atenção ao período de chuvas quando for visitar Machu Picchu? Porque, chovendo, o parque é fechado, por questões de segurança.
2 – Chegue antes
Para ir até lá, é fortemente recomendado que você faça a chamada aclimatação. Ou seja, chegue antes, no mínimo 2 dias antes, a fim de se ambientar ao local. Isso porque Machu Picchu fica a mais de 2.400 metros acima do nível do mar. Ou seja, o ar vai faltar, se você for e não se acostumar ao ambiente.
Lembre-se dos jogadores de futebol que passam mal quando vão jogar em Lima, por exemplo. Por isso, esta dica é uma das mais valiosas para que seu passeio seja legal.
3 – Onde ficar em Machu Picchu
Primeiro, é importante lembrar que, quem vai a Machu Picchu, geralmente, fica em Cusco, nos primeiros dias, por conta da aclimatação. Em Cusco, que fica a 75km de MP, há muitos hotéis e pousadas para ficar com conforto e segurança.
De lá, os turistas tomam um trem para Águas Calientes, vilarejo mais perto de lá, com distância de, aproximadamente, 9,4km (duas horas de caminhada, em média).
Em Águas Calientes, você pode considerar inúmeras opções, pois há tanto baratas quanto caras. São elas: o Inti Wiñaywayna Hotel e o Sumaq, simples e barato, luxuoso e salgado, respectivamente.
4 – Documentos necessários
Para viajar para lá, os turistas brasileiros somente precisam de RG. E não, não pode ser CNH. A única exigência, neste caso, é que o RG esteve em boas condições e que não tenha mais de 10 anos, desde a data de expedição.
Ainda assim, é recomendável levar o passaporte, pois se trata de um documento de maior relevância internacional.
5 – Quantos dias ficar em Machu Picchu
É possível conhecer tudo em apenas 4 dias. Mas toda a viagem – considerando, inclusive o período de aclimatação em Cusco – pode demandar 7 dias. Afinal, destes, 2 serão para se ambientar aos padrões de respiração do local.
E aí, o que achou destas dicas para conhecer Machu Picchu? Deixe seu comentário!