Localizada no litoral sul da Bahia, a Península de Maraú tem atraído muitos turistas por motivos diversos. Além das inúmeras praias de águas cristalinas, os turistas que vão à Península do Maraú podem contar o pôr do sol que está entre os mais bonitos do Brasil, podem curtir a badalação de Barra Grande e ainda fazer passeios com quadriciclos, a fim de explorar o local por dentro.
Portanto, o que não falta é coisa bacana para fazer na Península do Maraú. Pensando em te ajudar a conhecer esta região paradisíaca, selecionamos algumas dicas para você. Confira abaixo!
Dicas para conhecer o Península de Maraú
Como chegar
Verdade seja dita: o trajeto para a Península do Maraú não é simples. Talvez este seja, inclusive, o principal motivo por que o local não é tão badalado como outros lugares no litoral baiano. Isso porque o litoral está a uma distância de cerca de 270 quilômetros da capital baiana, via balsa. De carro, o trajeto varia de 280 a 400 quilômetros, a depender da via. Já quem desembarca do aeroporto de Ilhéus, a distância cai pela metade, sendo 128 quilômetros via balsa e de 130 a 160 quilômetros via terrestre.
Para quem sai de Salvador, o trecho mais indicado é por meio de barca, via Itaparica. Neste trajeto, você desembarca em Camamu, de onde pode pegar lanchas e catamarãs até Barra Grande. Para quem sai de Ilhéus ou mesmo de Itacaré, há uma estrada asfaltada pela BA-001, até Camamu.
Entretanto, de carro, saindo de quaisquer destes lugares, para chegar a Barra Grande é preciso fazer um trecho de estrada de terra, percurso de cerca de 46 quilômetros. Mas não é recomendado este caminho, pois, além de as condições da estrada serem péssimas, pode ser perigoso.
Agora, se você preferir ir de carro até Camamu, já que o trecho é asfaltado e super tranquilo, você tem a opção de deixar seu carro no estacionamento. A diária custa de R$ 15 a R$ 25 reais.
O que fazer na Península de Maraú
A viagem para a Península de Maraú é ideal para quem curte tranquilidade. Isso porque além de não ser um destino muito acesso pelos turistas, principalmente pela dificuldade de chegar. Por isso, se você for conhecer este litoral, prepare-se para dias maravilhosos de muita tranquilidade, conhecendo algumas das praias mais lindas do país. Confira abaixo, alguns dos rolês que você não pode perder por lá:
1. Conhecer todas as praias
A península de Maraú não é muito grande, pelo que, com apenas 1 semana, você consegue conhecer todas as praias da região. Mas, de todo modo, as principais são: Praia de Taipu de Fora, Praia da Ponta do Mutá, Praia de Barra Grande e Praia dos Três Coqueiros. Anota que esse rolê aí é indispensável!
2. Andar de quadriciclo
Outro rolê indispensável na Península de Maraú é passear de quadriciclo. Isso porque, por meio dele, você pode explorar a região inteira e ainda fazer trilhas, como é o caso da trilha das bromélias.
3. Ver o pôr do sol da Ponta do Mutá
Pode ter certeza de que este é o pôr do sol que vai ficar no seu top 3 de mais bonitos. Por isso, não deixe de curtir o fim do dia na Ponta do Mutá. Você vai tirar lindas fotos!
4. Fazer passeios de lancha pela Baía do Camamu
Há muitas piscinas naturais durante a maré baixa na Baía do Camamu. Para explorá-las, você pode fazer os passeios de lancha, que tem paradas em várias delas.
5. Fazer passeios de bike
Outra coisa que não dá para deixar de fazer na Península do Maraú é alugar uma bike e sair rodando durante o dia, a fim de explorar praias mais afastadas e desertas.
E aí, o que você achou dessas dicas para conhecer a Península do Maraú? Deixe seu comentário!