BRASILSUPER AVENTURAS

Rio Branco, uma capital ainda pouco conhecida!

E então viajante, já conhece Rio Branco?

Rio Branco é a capital do Acre, localizada na região Norte do país. É um local que passou por forte miscigenação, sendo assim, possui uma cultura muito rica e vários pontos que valem a pena visitar.

Além disso, as atrações históricas são bem próximas umas das outras.  Assim uma caminhada pelos arredores da praça Eurico Dutra já permite a visita de vários pontos turísticos.

Palácio Rio Branco

O palácio do Rio Branco é sede do governo do Estado, além de um marco para a cultura acreana.

Palácio Rio Branco

Localizado no Centro, fica próximo ao Rio Acre, que banha a cidade de Rio Branco. O edifício foi arquitetado por Alberto Massler, e possui dois andares – entretanto, apenas o primeiro é reservado à visitação, já que o segundo fica restrito a atividades governamentais.

A atração possui visitas guiadas e gratuitas. Sendo assim, ambas permitem que o turista conheça mais sobre a história deste lugar que desde sempre marca fortemente a cultura nortista e brasileira.

 Novo Mercado Velho

O novo mercado velho de Rio Branco foi um dos primeiros edifícios de alvenaria da cidade. Inaugurado em 15 de Junho de 1929, no governo de Hugo Carneiro. Revitalizado em 2002, o local, que anteriormente se chamava Mercado Velho, passou a ser o Novo Mercado Velho.

Lá é possível encontrar de tudo um pouco:

  • restaurantes de comidas típicas,
  • produtos vendidos por artesãos da cidade

E se der sorte, até mesmo conferir shows ao vivo. Então fique de olho na programação!

Na área externa, há as estátuas de bronze projetadas pela artista plástica Chistina Mottano. Assim como  azulejos preservados desde a década de 1920. E ainda possui a linda vista para o Rio Acre e é um ponto imprescindível para quem visita Rio Branco.

Parque Ambiental Chico Mendes

ClfTSSLWkAAIp2A

O Parque Ambiental Chico Mendes também é uma boa pedida para quem visita Rio Branco e deseja ter um contato maior com a natureza.

O parque fica localizado no coração da floresta amazônica. Dessa forma o antigo seringal apresenta alta biodiversidade da região, com vegetação nativa preservada e um zoológico, em que podem ser observados diferentes animais próprios da floresta.

É um local que exprime muito a cultura rio-branquense, a qual é marcada fortemente pela presença de indígenas e pelos resquícios da atividade seringueira no Norte. Lá, é possível fazer trilhas, academia ao ar livre, piqueniques, passeios e também compras nas lojinhas espalhadas pelo parque.

Casa dos povos da Floresta

A cultura indígena é muito presente no Acre já que essa população está presente no estado em diferentes períodos da história da cidade e na vida cultural.

Fundada em 2003 e localizada no Parque da Maternidade, a casa possui uma arquitetura que representa as malocas indígenas. Sendo assim, a Casa dos povos da Floresta, além de retratar a história indígena, também elucida narrativas de ribeirinhos e seringueiros.

No museu, há uma exposição permanente que contém mitos e lendas desses povos.  Assim como acervos em vídeo e imagens. Localizada no Parque da Maternidade é possível fazer as visitas guiadas e gratuitas, além de adquirir artesanatos realizados com produtos diretos da natureza.

 Conclusão

Rio Branco é a capital de um estado que representa fortemente a cultura brasileira e nortista. É um destino que contém muita cultura e paisagens interessantes. Vamos visitar?

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo