BRASILGUIA VIAJANTESUPER AVENTURAS

Serra do Rio Rastro

A Serra do Rio Rastro é uma das estradas mais famosas do Brasil. Além de levar o título como uma das mais impressionantes de todo o mundo.

O trecho da Rodovia-390 tem como características as suas curvas fechadas e as subidas íngremes. Assim como os penhascos, mirantes e montanhas que a cercam.

Essa perigosa estrada é muito visitada pelas pessoas com espírito aventureiro que buscam pela adrenalina de passar por uma via de difícil acesso e que promete muita emoção.

Você já conhece a Serra do Rio Rastro? Se não, vamos te apresentar neste post!

Onde a Serra do Rio Rastro está localizada?

Localizada no estado de Santa Catarina, a Serra do Rio Rastro está entre as cidades de Lauro Muller (que ficam embaixo da serra) e Bom Jardim da Serra (que fica na parte de cima da serra).

Alguns anos atrás, este trecho era conhecido como “Serra do 12”. E ela é responsável por fazer a ligação entre o Planalto Serrano e o Litoral de Santa Catarina.

O que ver na Serra do Rio Castro?

Quem passa pela Serra do Rio Rastro poderá desfrutar de diferentes experiências durante o seu trajeto.

Isso porque o seu caminho está repleto de refúgios, que oferecem uma linda paisagem para serem admiradas e fotografadas.

Cada uma das paradas desta estrada mostram um ângulo diferente da rodovia, para quem deseja ver tudo do topo da montanha.

Quem desce a Serra do Rio Rastro é surpreendido pela beleza do contraste entre as superfícies do morro. Pois entre o mirante e a planície de Lauro Muller, existe um desnível de 1200 metros.

Esse pode não ser um trajeto muito aceito pelas pessoas que têm medo de altura. Mas, se você gosta da adrenalina que este tipo de passeio proporciona, você irá adorar cada minuto nesta via.

A maior parte desta serra é coberta pela Mata Atlântica, o que faz com que ela seja ainda mais bela.

Durante o caminho você poderá se deparar com diferentes espécies de felinos e macacos, pois ela conta com uma fauna bastante diversificada.

Onde parar durante o passeio?

O percurso da Serra do Rio Rastro não é tão longo e pode ser feito em menos de uma hora.

Porém, você pode parar em diferentes tipos de mirantes para apreciar toda a imensidão que essas montanhas podem te proporcionar.

Mirante Serra do Rio Rastro

Este mirante fica localizado na parte mais plana do topo da serra. Ele fica a 1460 metros de altitude.

O melhor horário para visitá-lo é entre as 11h e as 15h. Pois é quando há menos chances de haver neblina no local e o sol está bem no topo, deixando todos os cantos das montanhas à mostra.

Cânion da Ronda e a Usina Eólica

Se você estiver na parte mais alta da Serra do Rio Rastro, não deixe de conhecer o Cânion da Ronda e a Usina Eólica.

Você ficará impressionado com toda a imensidão da natureza.

Este espaço é pago e o valor pode variar de acordo com a época do ano. Mas você pode acessá-lo a partir de R$10.

Cascata de Barrinha

Apesar de ter uma queda pequena, a Cascata de Barrinha é muito bonita, o que vale a sua parada.

Ela possui fácil acesso e está localizada a apenas 7 quilômetros do mirante da serra. Ela é muito próxima de Bom Jesus da Serra.

Para chegar até ela basta estacionar em frente ao portal da cidade e ir andando até o local para admirar mais uma beleza natural.

Gostou de conhecer mais sobre a Serra do Rio Rastro? Então garanta a sua próxima viagem e se aventure pelas montanhas catarinenses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo