Turismo religioso no Brasil
Turismo religioso no Brasil: conheça os destinos mais conhecidos
No Brasil, o turismo religioso é muito comum, de modo que há inúmeros destinos nacionais com essa proposta. Se você estiver pensando em aproveitar o feriado da semana santa para fazer uma viagem com essa finalidade, então este artigo é para você.
Isso porque reunimos abaixo alguns dos destinos mais procurados do Brasil quando o assunto é turismo religioso. Ficou interessado? Então, confira!
Primeiramente: você sabe mesmo o que é turismo religioso?
O que, de fato, caracteriza o turismo religioso? O destino? A programação? A intenção do turista? Bom, o assunto é complexo, mas podemos simplificar para você. Veja bem: este tipo de viagem tem a ver com uma jornada espiritual.
Logo, trata-se de uma viagem na qual o turista vai a fim de se conectar com o sagrado, seja por meio de um agradecimento (pagando promessas, por exemplo), de uma redenção dos pecados, etc.
Você quais tipos de viagem religiosa existem?
A maioria das pessoas acredita que o turismo religioso abarca apenas uma ideia de viagem, mas não. Há diversas modalidades de viagens que tenham a religião como objetivo. Veja só.
Temos as peregrinações, que são caminhadas longas, nas quais os devotos, geralmente, objetivam o cumprimento de uma promessa. Assimcomo as romarias, que são também caminhadas longas em direção a locais nos quais graças divinas são concedidas.
Ainda temos, as famosas penitências, que são viagens por meio das quais os fiéis buscam se redimir de seus pecados, realizando sacrifícios. Alguns, andam de joelhos, outros fazem jejum, etc.
Destinos mais conhecidos para turismo religioso no Brasil
Aparecida do Norte – SP
Sem dúvidas, o maior centro turístico nacional quando o assunto é turismo religioso. Aparecida do Norte fica a cerca de 600 km da capital paulista, localizando-se no interior do Estado. Este santuário é dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e costuma receber, por ano, mais de 13 milhões de peregrinos.
Uma das coisas mais bacanas a se fazer na Igreja é observar as fotos e cartas em homenagem e agradecimento à Nossa Senhora. São palavras fortes, histórias fortes, que reforçam ainda mais a fé dos seus devotos. Além disso o lugar é lindo e possui uma energia para lá de especial!
Bom Jesus da Lapa – BA
Conhecida como a capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa é uma cidade que fica no interior da Bahia, a cerca de 800 km da capital. O Santuário de Bom Jesus da Lapa fica dentro de um complexo de grutas, localizado no alto de uma montanha.
A cidade recebe peregrinos e romeiros durante todo o ano, mas é entre julho e agosto que a Romaria, que é considerada a terceira maior do Brasil, acontece.
Juazeiro do Norte – CE
Os peregrinos e romeiros de Padre Cícero ocupam a região do Cariri, sobretudo entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, quando há uma romaria ao seu túmulo, Capela do Socorro. Além disso, quem viaja à Juazeiro do Norte pode conhecer o Museu que conta a história de Padre Cícero – que se confunde com a história da cidade – bem como os Centros Culturais e inúmeras igrejas, que reforçam a atmosfera do sagrado que cerca a cidade cearense.
Salvador – BA
Sobretudo do final para o início do ano, a cidade de Salvador recebe inúmeros devotos. Em janeiro, por exemplo, há a procissão de Senhor do Bonfim, com a lavagem das escadarias da Igreja. Antes disso, no finalzinho do ano, fiéis aproveitam para fazer seus pedidos amarrando as famosas fitinhas nas grades da igreja. Em fevereiro, é hora de celebrar a Rainha do Mar, oportunidade na qual adeptos vão às praias do Rio Vermelho lançar seus bilhetes e ofertas.
E você, já fez alguma viagem religiosa? Então, nos conte o que achou deste artigo com dicas sobre o turismo religioso!