Viagem de avião na gravidez: principais informações
Se você é uma mãe de primeira viagem, talvez fique na dúvida sobre a possibilidade de fazer uma viagem de avião na gravidez. Isso porque existem muitos mitos que são propagados acerca do tema, como o risco de parto prematuro, ruptura da bolsa gestacional ou a possibilidade de aborto. Mas, como já adiantamos, tudo isso é mito. Então, venha conferir as principais informações que você precisa saber antes de fazer a sua viagem de avião na gravidez.
Desconfortos possíveis durante a viagem de avião na gravidez
Normalmente, os desconfortos que uma mulher grávida sente durante a viagem são os mesmos que qualquer outra pessoa sente. Assim, sintomas como náuseas, congestão nasal, inchaço e dores no ouvido podem ser comuns, mas não têm nada a ver com a gravidez! No entanto, se estiver se preparando para um voo longo, há um risco de trombose, em razão do tempo sentada.
Além disso, se a gravidez for de risco, é possível que a viagem não seja recomendada. Por isso é que, em todos os casos, recomenda-se fazer uma consulta com o obstetra ou gineocologista antes de viajar, para se assegurar de que está tudo certo.
Exigências das companhias aéreas para uma viagem de avião na gravidez
A depender da companhia que você irá viajar, as regras podem ser diferentes. Por isso, é sempre importante consultar o site da empresa, a fim de esclarecer todas as dúvidas. Mas, normalmente, as gestantes que estejam com até 27 semanas de gravidez podem viajar sem problemas, desde que informem essa condição na hora da compra.
Por outro lado, depois de 28 semanas, é obrigatória a apresentação de um atestado médico que autorize a viagem de avião na gravidez. Nesse atestado, deve constar a origem e o destino da viagem, as datas dos voos, o tempo máximo de voo permitido, a idade gestacional, a estimativa da data de nascimento do bebê e o parecer médico. Ainda, é preciso que o atestado tenha sido emitido no máximo 7 dias antes do voo.
Por fim, o limite para viajar de avião (segundo as companhias aéreas) costuma ser 39 semanas. Mas é possível que o seu médico estabeleça um limite menor, a depender do desenvolvimento da sua gestação.
Então, se desejar fazer uma viagem de avião na gravidez, não se esqueça de preparar a documentação necessária e planejá-la para o período correto. Caso contrário, é possível que a companhia aérea não permita a sua entrada no voo.