Dicas para viajar com crianças
Viajar com crianças é sempre motivo de festa, não é mesmo? Afinal, os pequenos fazem a alegria de qualquer pessoa. No entanto, esse tipo de viagem requer um planejamento maior para evitar imprevistos, o que vai desde a documentação, até a escolha do destino. Por isso, se você está se preparando para viajar com crianças, sejam seus filhos ou não, venha conferir as nossas dicas!
Dicas para viajar com crianças
1. Qual o melhor período para viajar com crianças?
Para ter uma resposta a essa pergunta, é preciso avaliar as condições climáticas do seu destino. Isso porque alguns lugares têm estações muito bem definidas, ou seja, inverno bastante frio e verão muito quente. Essas temperaturas mais extremas podem ser bastante desconfortáveis até mesmo para os adultos, então o ideal é evitá-las quando for viajar com crianças.
Por isso, o melhor período para viajar com criança tende a ser nas estações intermediárias, como a primavera e o outono, já que o clima é mais ameno. Apesar de não coincidirem com as férias escolares, outra vantagem de viajar nesses períodos é que você pode fugir da alta estação, então encontrará os lugares mais vazios e os preços mais baixos.
2. Quais os documentos necessários?
A depender do seu destino final, os documentos exigidos serão diferentes. Para viagens nacionais, é preciso levar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento da criança, além da carteira de vacinação, que pode ser exigida em alguns casos. Já em viagens internacionais, será preciso providenciar o passaporte e o visto, bem como a Certificação Internacional de Vacinação.
Além disso, se a criança não estiver viajando acompanhada dos pais, também será preciso fazer uma autorização de viagem, devidamente assinada por ambos e com firma reconhecida em cartório.
3. O que levar para uma viagem com crianças?
Um dos maiores desafios na hora de viajar com crianças é justamente arrumar a bagagem. Afinal, há uma lista praticamente infinita de coisas que precisam ir e que podem fazer falta caso você esqueça. Aqui, não falaremos de itens como roupas e sapatos, pois dificilmente alguém vai esquecer disso.
No entanto, existem alguns itens importantes que precisam estar na sua mala, preferencialmente com acesso fácil tais como: remédios; kit de primeiros socorros; lanches rápidos; uma roupa limpa para emergências; lenços umedecidos; protetor solar; repelente; e alguns brinquedos.
4. É preciso fazer seguro viagem?
Na prática, apenas alguns destinos internacionais exigem o seguro viagem de forma obrigatória. Para viajar dentro do Brasil, normalmente, essa não é uma preocupação. No entanto, o seguro viagem é muito importante para minimizar os problemas em caso de imprevisto, então é recomendado que se faça para qualquer viagem.
Assim, se a criança tiver qualquer emergência médica ou odontológica, por exemplo, essas despesas já estarão cobertas. Do mesmo modo, você não precisará se preocupar com problemas como cancelamento de voo ou extravio de bagagem.
5. Como escolher o destino?
A chave para escolher um destino para viajar com crianças é o equilíbrio. É claro que sempre irão existir passeios que agradam mais aos pequenos e outros que são melhores para adultos, então não dá para focar em apenas um desses públicos. Por isso, procure um destino que ofereça as duas opções. Além disso, na hora de montar o roteiro, priorize incluir as atrações dos pequenos durante o dia, e dos adultos à noite.