Hoje em dia, é muito comum viajar com o seu pet, mesmo que seja de avião. Isso porque a maioria das empresas já permitem que animais possam ser levados junto de seus donos para as férias da família.
No entanto, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre como fazer isso e, principalmente, como manter os seus companheiros seguros durante uma viagem.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas para que você possa saber como viajar com o seu pet de maneira segura e dentro de todos os regulamentos.
Se prepare para a viagem
Depois que você escolher o seu próximo destino, o primeiro passo a tomar para viajar com o seu pet é o meio de transporte que você e o seu amigo usarão.
É muito importante lembrar que nos casos de longas distâncias, o ideal é optar pelo tráfego aéreo, para que o animal não se estresse tanto.
Se for de avião, certifique-se de conhecer todas as regras que a companhia aérea possui, para evitar problemas antes da viagem.
Todas as empresas exigem a carteirinha de vacinação, que comprova que o seu pet está com todas as vacinas exigidas em dia.
Além disso, também é preciso apresentar um atestado de saúde prescrito por um médico veterinário, para evidenciar que o animal está apto para fazer esse trajeto.
Certifique-se de escolher um hotel pet friendly
Ao viajar com o seu pet você precisa pensar além do transporte. Isso porque a sua hospedagem também precisa aceitar a presença do seu amigo.
De alguns anos para cá, os locais pet friendly aumentaram consideravelmente e é muito mais fácil encontrar um espaço que também esteja apto para receber um animal de estimação.
No entanto, não deixe para última hora e busque por um hotel que aceita pets algumas semanas antes da sua viagem.
Tenha uma caixa de transporte para viajar com o seu pet
A caixa de transporte é indispensável no momento de viajar com o seu pet. Isso porque além de facilitar para andar com o animal, ela também garante a segurança do seu companheiro durante o trajeto.
Porém, é preciso que você compre uma versão adequada para o tamanho e peso do seu bichinho, para que ele esteja confortável durante todo o percurso.
Fique atento aos tipos de caixas de transporte. Isso porque existem modelos para cachorros e versões apenas para gatos.
Deixe um pano para forrar o chão da caixa para o seu pet se deitar e também um brinquedo que ele goste, para que se distraia no caminho.
Mantenha os cuidados especiais com o seu pet
Viajar com o seu pet não é algo que ocorre sempre, na maioria dos casos. Por conta disso, mantenha todos os cuidados que esse evento exige, para trazer a melhor experiência para o seu amigo.
A alimentação do animal precisa ser específica para aquela ocasião. Isso porque é preciso evitar que ela faça com que o pet se sinta mal durante a viagem.
Para inibir enjoos, o ideal é alimentar o seu companheiro até 3 horas antes do embarque. Se possível, leve-o para evacuar pelo menos 1 hora antes de entrar no avião, para que ele não sinta vontade no trajeto.
Ao chegar no destino, certifique-se de oferecer água e comida para o pet, principalmente se for um voo muito longo.
A identificação do animal é indispensável ao viajar com o seu pet
Ao viajar com o seu pet é preciso estar preparado para qualquer situação. E, por conta disso, você precisa manter o seu animal com a sua identificação.
Use a coleira como um porta informações, para os casos de emergência. Nela devem conter:
- Nome do pet;
- Seu nome;
- Seu telefone.
Se possível, também coloque o nome do hotel e o quarto em que se hospedarão, para caso algo aconteça quando já estiverem no destino.
Com essas dicas você pode viajar com o seu pet tranquilamente para qualquer lugar!