ROTEIROSDICASEUROPAGUIA VIAJANTE

Berlim ou Munique: qual destino escolher?

Antes de mais nada, se você está em dúvida entre Berlim ou Munique, não deixe de conferir esse post até o final. Apesar de serem duas cidades bastante diferentes, ambas são muito procuradas pelos turistas, pois têm muito a oferecer. Mas, então, como escolher qual será o seu próximo destino? Venha descobrir as principais informações sobre cada uma dessas cidades, para te ajudar a fazer a melhor escolha!

Berlim ou Munique: qual destino escolher?

Antes de mais nada, é preciso dizer que conciliar as duas cidades em um único roteiro não é tarefa difícil. Se você tiver pelo menos 5 dias na Alemanha, já é possível conciliar, principalmente aproveitando a noite para viajar de uma cidade para a outra. Mas, se essa não é uma opção para você, venha conferir alguns critérios que você pode utilizar na hora de escolher o seu próximo destino.

1.      Perfil do viajante

Cada turista costuma se identificar mais com um tipo de atração, e não há problema nenhum nisso. Há quem prefira as atividades ao ar livre aos museus. Assim como há quem goste mais dos passeios históricos do que das atrações culturais. Por isso, é importante saber do que você gosta antes de pensar nas cidades.

Berlim, por exemplo, é uma cidade repleta de turismo histórico, com diversas atrações sobre a Segunda Guerra Mundial que são super interessantes. No entanto, se você não gosta muito desse tipo de passeio, pode pensar em ir para Munique, conhecer os Biegartens (jardins de cerveja) e o Castelo de Neuschwanstein, por exemplo.

2.      Orçamento da viagem

Outro aspecto muito importante na hora de tomar uma decisão é saber quanto você poderá gastar durante a viagem. Afinal, apesar de as duas cidades adotarem a mesma moeda – euro – é comum que os custos variem de uma cidade para a outra. Então, apenas para que você possa ter uma noção, os valores de hospedagem costumam ser mais caros em Munique.

No entanto, isso não é suficiente para afirmar que é mais barato conhecer Munique. Você também precisará pesquisar os valores das passagens e dos ingressos para as principais atrações que pretende conhecer, a fim de colocar na balança. Depois disso, é só escolher a que estiver mais próxima do seu orçamento (sempre deixando uma margem para imprevistos, claro!).

3.      Compras

Gosta de fazer compras? As duas cidades são ótimas para isso. Em Berlim, você terá opções como a KaDeWe, a Galeria Kaufhof, a Unter den Linden e a rua Maximilianstrasse. Já em Munique, você encontra a Fünf Höfe, a Galeria Kaufhof e a rua Kurfürstendamm.

Desde as marcas mais famosas até as lojas de departamento estarão à disposição para que você possa comprar tudo o que quiser. No entanto, os preços costumam ser um pouco mais altos em Munique, então Berlim pode ser a melhor opção sob este aspecto. Mas vale lembrar que em ambas você pode comprar utilizando o Tax Free, ou seja, basta guardar as notas fiscais e pedir a restituição das taxas ao final da viagem.

4.      Cidades próximas

Se você não quiser ficar restrito a uma única cidade, também é importante considerar o que há nos arredores. De Berlim, é possível conhecer as cidades de Dresden, Schwerin e Potsdam, com passeios de bate e volta.

Munique, por outro lado, oferece mais opções: Füssen, Garmisch-Partenkirchen, Regensburg e Augsburg na Alemanha; e Salzburg e Innsbruck na Áustria. Ou seja, se o seu roteiro for mais flexível, em Munique há muito mais coisas para se conhecer nos arredores.

E aí, conseguiu escolher entre Berlim ou Munique? Então, conta para a gente!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo