Curiosidades sobre Amsterdam
Seja por seus hábitos diferentes ou pela beleza da cidade, é fato que existem inúmeras curiosidades sobre Amsterdam que você precisa saber. Por isso, se você está se preparando para ir para lá e quer descobrir tudo sobre Amsterdam, chegou ao lugar certo. Aqui, nós reunimos algumas curiosidades sobre Amsterdam que vão te deixar, no mínimo, intrigado. Então, venha conferir!
Curiosidades sobre Amsterdam
1. Primeira bolsa de valores do mundo
Quando se fala em bolsa de valores, a maioria das pessoas pensa logo nos Estados Unidos ou na China, não é mesmo? No entanto, a primeira bolsa de valores do mundo foi criada em Amsterdam, em 1602, pela Companhia das Índias Orientais, que passou a emitir ações para a negociação. Assim, a Amsterdam Stock Exchange ganhou o título de bolsa de valores mais antiga do mundo.
2. Casa mais estreita do mundo
Outra curiosidade sobre Amsterdam que poucas pessoas sabem é que lá você conseguirá encontrar a casa mais estreita do mundo. Ela tem apenas 2 metros de largura e 5 metros de profundidade, e atualmente funciona como uma casa de chás. Assim, além de conhecer o lugar, você ainda pode sentar para apreciar a bebida (mas é preciso fazer uma reserva antes). No entanto, a casa é tão estreita que você pode até passar por ela sem perceber, se não souber que está ali.
3. Casa mais larga… de Amsterdam
Uma das características de Amsterdam é que não costuma haver espaço de circulação entre uma casa e outra, o que dá a impressão de que tudo se trata de uma única construção. Por isso, a casa mais larga de Amsterdam (e não do mundo) também pode acabar passando despercebida. No entanto, ela possui 22 metros de largura, o que é impressionante para a média de lá (especialmente se comparada com a casa de apenas 2 metros de largura).
4. A maconha é descriminalizada
Vale lembrar que existe uma diferença entre liberação e descriminalização. A liberação consiste no uso indiscriminado, enquanto a descriminalização permite o uso mediante o cumprimento de certas condições. Por isso, você poderá consumir e comprar maconha apenas em estabelecimentos específicos (os famosos Coffee Shops). Além disso, o limite máximo de maconha que uma pessoa pode portar são 5 gramas, que seria uma quantidade para consumo próprio.
5. Existem vários Red Light Districts
Você provavelmente já ouviu falar no Red Light District, bairro em que profissionais do sexo ficam expostas em vitrines aguardando os próximos clientes. A luz vermelha indica que há uma mulher na cabine, enquanto a luz azul avisa ao cliente que se trata de uma mulher trans. Na hora de atender o cliente, a cortina se fecha e tudo fica entre quatro paredes. No entanto, o que pouca gente sabe é que o Red Light District de Amsterdam não é o único da Holanda, apenas o maior. Diversas outras cidades possuem esse tipo de “serviço”.
6. Camisinhas diferentes?
Já deu para perceber que não existem muitos tabus em Amsterdam, não é mesmo? Nem Tanto as drogas “leves” quanto o sexo são tratados com bastante naturalidade por lá. Por isso, você encontrará produtos e brinquedos sexuais de todos os tipos e tamanhos, vendidos em quase todos os lugares. Existe até mesmo uma loja especializada em camisinhas, que faz o produto sob encomenda e sob medida. Além disso, você encontrará preservativos de coloridos, estampados e até em formato de animais!
7. Casa flutuante para gatos
As casas flutuantes são bastante comuns em Amsterdam, já que a cidade é praticamente toda cortada por canais. Mas o fato curioso mesmo é que foi construída uma casa flutuante para gatos, chamada de Cat Boat, com o objetivo de abrigar gatinhos de rua. A iniciativa foi de Henriette Van Weelde, uma amante de gatos que decidiu construir essa casa!
Um Comentário