EUROPA

8 Dicas para quem sonha em conhecer o Vaticano

Explorando o Vaticano com Profundidade e Respeito

Ao ir conhecer o Vaticano é preciso se atentar à algumas regras e também se preparar para conseguir visitar as atrações de forma mais tranquila e sem filas.
Ao ir conhecer o Vaticano é preciso se atentar à algumas regras e também se preparar para conseguir visitar as atrações de forma mais tranquila e sem filas.

Antes de mais nada, se você está se programando ou sonha em um dia em ir para Roma, ou então é do tipo de viajante que gosta do tipo de turismo religioso, você não só tem, como deve conhecer o Vaticano. Afinal, podemos dizer que conhecer o Vaticano é uma experiência espiritual única. Uai, mas nós começamos falando de Roma e agora estamos falando do Vaticano, calma que a gente te explica!

O Vaticano é sim um país independente, porém ele está localizado em meio a cidade de Roma e acredite se quiser, é o único país do mundo que pode ser explorado em menos de 1 hora. Então para ajudar a otimizar o seu tempo e tornar essa jornada inesquecível trouxemos 8 dicas para você conhecer o Vaticano. 

Qual a melhor época para ir conhecer o Vaticano?

Se você se animou em visitar o Vaticano, é preciso saber que durante todo o ano o fluxo de peregrinos e turistas é muito grande, já que o lugar abriga a sede da Igreja Católica e conta com uma riqueza inigualável de arte e história. O verão europeu é considerado o período de alta temporada, então prepare-se para atrações mais lotadas e algumas horas a mais de filas. Ir durante o inverno e de preferência em dias de semana, não é sinônimo de exclusividade, mas de um número bem menor de pessoas. Então programe-se!

Sem mais demora, vamos ao que interessa!

8 dicas para quem sonha em conhecer o Vaticano

1. Planeje com Antecedência e Reserve Ingressos Online

Como dissemos acima, o número de visitantes é grande e ter os seus ingressos em mão antecipadamente ou até mesmo já reservados de forma online, pode te livrar do transtorno de lidar com os cambistas, sim, lá também tem cambistas, além de evitar longas esperas nas bilheterias e garantir o acesso aos principais pontos turísticos. Uma vez que a demanda para visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano é alta, e as filas podem ser extremamente longas.

Então assim que estiver com o planejamento de sua viagem em ordem e atrações definidas, procure comprar os tickets o quanto antes. Todos eles podem ser facilmente encontrados facilmente na internet, mas a nossa indicação fica para o GetYourGuide, lá é possível ter acesso a todos os tipos de visitas e passeios oferecidos, alguns até mesmo com guia ou áudio-guia em Português (na maioria das vezes, português de Portugal, mas vale a pena). Para conhecer o site, clique aqui. Mas lembre-se que há muitos outros.

2. Vista-se Adequadamente e Comportamento Respeitoso

Com os ingressos em mãos, é hora da visita! E não precisamos nem dizer que o Vaticano é um local sagrado para os católicos e, como tal, necessita de uma vestimenta adequada, ou seja, respeitosa. Sobretudo ao visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, procure estar com os ombros e joelhos cobertos. Assim como em qualquer ambiente religioso, evite roupas curtas ou decotadas. Além disso, mantenha um comportamento respeitoso durante a sua visita, especialmente em áreas de culto.

3. Evite as Multidões e Horários de Pico

Conforme dissemos acima, o Vaticano é o destino de muitos turistas, especialmente durante a alta temporada. Então para conseguir filas um pouco menores e uma tranquilidade maior para apreciar toda a arte e espiritualidade que o lugar proporciona, sugerimos que considere fazer a sua visita cedo pela manhã, ou no final da tarde.

4. Contrate um Guia Turístico Local

Ao chegar no Vaticano, você irá se deparar com muitos grupos de turistas acompanhados por uma pessoa com aquelas bandeirinhas, pois bem, são grupos guiados e estes irão te contar de uma forma mais profunda da história e do significado por trás dos monumentos e obras de arte do lugar. Pois bem, nós dissemos também que é possível comprar ingressos que já acompanham o áudio guia, mas não é a mesma coisa! Os guias estão ali para te conectar ainda mais com o lugar e para isso contam com histórias fascinantes, além de fornecer insights valiosos.

5. Visite a Capela Sistina com Atenção

Não precisamos nem dizer que visitar a Capela Sistina é imperdível, não é mesmo? Mas a nossa dica é: Visite a capela Sistina com atenção! O lugar é famoso pelos afrescos de Michelangelo no teto. Aproveite o silêncio do lugar para apreciar com calma as obras magníficas do artista e lembre-se que além de ser uma área de silêncio, também não é permitido tirar fotos, então respeite as regras e aproveite.

6. Explore os Jardins do Vaticano

Para tornar a sua experiência ainda mais especial e também relaxante, aproveite esta joia escondida, que são os Jardins do Vaticano. Muitos visitantes não conhecem, mas garantimos que vale a pena reservar um passeio por essa vegetação exuberante, esculturas e vistas panorâmicas.

7. Participe de uma Audiência Papal

Da mesma forma como conhecer o Vaticano é o sonho de muitos, podemos dizer que poder ver o Papa ali, de pertinho, seja um bônus indescritível. E sim, é super possível, desde que sua viagem coincida com uma quarta-feira, assim você poderá assistir a uma audiência papal na Praça de São Pedro. É uma oportunidade única de ver o Papa Francisco e receber sua bênção. E para garantir um bom lugar, certifique-se de chegar cedo.

8. Experimente a Culinária Local

Após alimentar a alma, nada melhor do que alimentar o corpo com um belo prato e ao conhecer o Vaticano, a culinária não pode ficar de fora! E quando falamos de comida, a Itália não decepciona, então não deixe de experimentar a culinária local em Roma. O que não falta são trattorias e restaurantes nas proximidades que servem pratos deliciosos da cozinha italiana. Que tal uma autêntica pizza ou massas frescas? E não podemos nos esquecer, é claro que de sobremesa, o famoso gelato italiano.

E assim chegamos ao fim das nossas dicas para conhecer Vaticano e ter uma experiência única neste lugar tão especial, afinal, viajar para o Vaticano é uma jornada que vai além do turismo comum. É uma experiência espiritual e cultural que pode enriquecer sua vida de várias maneiras, pois além de apreciar as obras de arte e a arquitetura deslumbrantes, também é uma oportunidade de contemplação e reflexão espiritual.

Agora conta pra gente como está o planejamento da sua viagem para conhecer o Vaticano e como as nossas dicas vão te ajudar! E fica de olho porque tem muito mais vindo aí!



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo