Pontos turísticos do Jalapão
Se você está se preparando para viajar mas ainda não sabe quais são os principais pontos turísticos do Jalapão, chegou ao lugar certo! A verdade é que o Jalapão tem tantas atrações que seria preciso passar pelo menos um mês inteiro para conhecer tudo. Mas, como normalmente isso não é possível, nós vamos te contar quais são as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Então, vamos lá!
Principais pontos turísticos do Jalapão
1. Fervedouro do Ceiça
É impossível falar sobre os principais pontos turísticos do Jalapão sem incluir o Fervedouro do Ceiça. Afinal, estamos falando de um dos primeiros fervedouros a ter a visitação aberta ao público, que se tornou um grande responsável pela fama da região. Lá, você encontrará uma piscina natural com a água cristalina em tons de verde, cercada pela vegetação do cerrado.
Além disso, esse fervedouro tem alta pressão, o que faz com que a experiência de flutuação seja ainda melhor. Sua capacidade máxima é de até 10 pessoas e, se a fila estiver grande, o tempo de permanência será de 10 minutos.
2. Fervedouro Bela Vista
Se, de um lado, o Fervedouro do Ceiça possui a água bem verdinha, do outro, o Fervedouro Bela Vista se destaca pelo tom de azul. Ele também tem a pressão bem forte, sendo impossível afundar ali, mesmo que a profundidade seja de 75 metros. Além disso, ainda há uma estrutura de pousada nos arredores, sendo possível até mesmo tomar banho à noite, se você for um hóspede.
3. Pedra Furada
Mais um dos pontos turísticos do Jalapão que você precisa conhecer, a Pedra Furada é um dos principais cartões postais da região. Lá, você encontrará uma rocha cheia de buracos que surgiram com a erosão do vento, o que, por si só, já cria um cenário belíssimo. Mas, sem dúvidas, o diferencial é o pôr do sol, pois o sol fica emoldurado pela pedra, proporcionando uma vista linda.
E não é só isso: lá, você também encontrará diversas espécies de animais e aves da fauna do Cerrado, então é uma experiência única!
4. Cachoeira da Velha
A Cachoeira da Velha não é das mais altas, possui apenas 15 metros de altura. No entanto, são 100 metros de largura, com a pura força da natureza. Lá, apesar de não ser seguro tomar banho, já que a água é muito forte, você poderá aproveitar para se aventurar em um rafting que passa por trás da cachoeira.
5. Cachoeira do Formiga
Se a sua intenção é se refrescar, a Cachoeira do Formiga é a melhor opção. Isso porque, como possui a queda de água menor, é uma cachoeira que forma uma espécie de “piscina natural” perfeita para o banho. Além disso, a queda d’água torna a experiência ainda melhor, semelhante a uma banheira de hidromassagem. Isso sem falar no cenário que é lindíssimo, especialmente quando você encara a água cristalina em tons de azul.
6. Prainha do Rio Novo
Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar a Prainha do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo! Essa prainha se forma bem próxima da Cachoeira da Velha, e possui até uma faixa de areia para quem quer aproveitar o sol e descansar. No entanto, apesar de possuir algumas partes mais rasas onde o banho é seguro, é preciso ter cuidado com a correnteza, especialmente no “centro” do rio.