BRASILDICASGUIA VIAJANTEROTEIROSSUPER AVENTURAS

Melhores trilhas da Chapada Diamantina

Se você é um trilheiro nato, com certeza já conhece a fama das trilhas da Chapada Diamantina. Afinal, a região é famosa por suas trilhas belíssimas, com níveis de dificuldade que podem ser superados por amadores e profissionais. Por isso, se você está se preparando para ir para lá e ainda não decidiu quais serão as trilhas que vai conhecer, venha conferir as melhores trilhas da Chapada Diamantina para a sua viagem!

Melhores trilhas da Chapada Diamantina

1.      Vale do Pati

O Vale do Pati é uma das regiões mais bonitas e desafiadoras da Chapada Diamantina. Isso porque a maioria das trilhas dura de 2 a 6 dias, a depender do percurso e do ritmo que você consegue fazer. Em média, são cerca de 20km de caminhada por dia, com um grau de dificuldade médio.

Existem alguns trechos mais planos, em que você poderá caminhar sem problemas, mas também há trechos com subidas ou descidas mais íngremes, que exigem um pouco mais de condicionamento físico. A boa notícia é que você pode utilizar a casa dos próprios nativos como ponto de apoio para dormir, tomar banho e comer, então não é preciso carregar equipamentos mais pesados, como barracas.

2.      Cachoeira do Buracão

Outra trilha que você não pode deixar de fazer é a Cachoeira do Buracão, que fica no Parque Natural Municipal do Espalhado, a aproximadamente 30 km de Ibicoara. A melhor parte é que essa trilha é bastante tranquila, então até mesmo crianças e pessoas mais velhas conseguem fazer.

A distância total é de apenas 3km, que costuma ser percorrida em uma média de 1h. No entanto, é obrigatória a contratação de um guia local, para orientar o grupo durante o percurso.

3.      Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é uma das maiores da América do Sul, com uma queda de água de quase 400m de altura. Inclusive, justamente por conta dessa altura, o vento acaba carregando uma parte da água antes de chegar ao chão, formando uma cortina de fumaça que deixa o visual ainda mais bonito!

Para conhecer a Cachoeira, você tem duas opções: o acesso por cima, que é o mais comum, com uma trilha de 6km, que dura em média 2h30; e o acesso por baixo, de 36km, que leva em média 3 dias. O acesso por cima tem dificuldade moderada, pois apesar de não ser uma trilha muito longa, há um trecho de 2km de subida. Já o acesso por baixo só é recomendado para quem está acostumado a trilhas mais avançadas.

4.      Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é um dos cartões postais mais famosos da Chapada Diamantina, e garante a vista dos morros do Camelo e dos Três Irmãos. E é claro que, se você vai até lá, não pode deixar de apreciar um pôr do sol a 1.150m de altura, que é simplesmente de tirar o fôlego!

E o melhor é que essa é uma das trilhas da Chapada Diamantina mais fáceis, pois você pode ir de carro até um local próximo e caminhar por apenas 25km para chegar até o topo do morro. No entanto, é preciso ficar atento ao horário de visitação, que é apenas das 9 às 17h. Além disso, há uma taxa de visitação que você precisará pagar na chegada, mas o valor costuma ser bastante acessível.

E aí, já conhece alguma dessas trilhas da Chapada Diamantina? Então, compartilhe com algum trilheiro que também precisa saber!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo