SUPER AVENTURASBRASILGUIA VIAJANTE

Viagens de Bicicleta: Faça sua primeira cicloviagem!

Viagens de Bicicleta? Siiim!
Todo ciclista já sonhou em pegar sua bicicleta, sair pelo mundo, conhecer novas paisagens e se aventurar.

A primeira cicloviagem a gente nunca esquece e por mais que dê medo, é possível sim qualquer pessoa iniciar um trajeto de bicicleta e chegar ao destino que deseja.

Com dicas simples você irá para sua cicloviagem com confiança, então confira!

Viagens de Bicicleta: Faça sua primeira cicloviagem!

Índice

Dicas Principais:

A primeira boa notícia é que viajar de bicicleta é simples até para inexperientes, mas conhecer o próprio ritmo é fundamental, assim como confiar no seu equipamento.

Algumas dicas para tirar a viagem do papel:

  • Se você ainda não é um “viciado na bicicleta”, não precisa comprar uma top de linha. Compre uma que satisfaça a sua necessidade.
  • Planeje a viagem por horas de pedalada e lembre-se sempre de ir de acordo com o seu rítimo.
  • Calcule bem o peso da bagagem, pois assim não sobrecarregará sua pedalada.
  • Se puder, prepare-se de acordo com o terreno que enfrentará na viagem pois assim estará melhor preparada tanto físico como emocionalmente.

Esses pontos acima são um início ideal para você realizar sua viagem, mas lembre-se: você não precisa ser um expert no pedal, mas sim ser resiliente!

Se você se planeja a partir da quantidade de horas que consegue pedalar, então encaixe a rota do destino ao seu próprio ritmo.

Como exemplo, se pedalar três horas de manhã e três horas à tarde isso vai dar aproximadamente de 45 a 60 km para um ciclista totalmente iniciante.

Assim também, com o fortalecimento do seu corpo, esse número da quilometragem aumenta.

O peso da bagagem, se bem distribuído no corpo da bicicleta, não interfere tanto na pedalada, procure fazer bagagens compactas e essenciais e organizá-la bem.

Em seus treinos, procure simular a pedalada no terreno que deseja fazer, seja inclinado ou plano, para compreender seu rendimento e habilidade.

Roteiros

Quanto ao planejamento da rota, imagina, faça as contas, calcule as distâncias de suas viagens de bicicleta, mas não se feche para a fixação de seguir apenas o que planejou.

Por exemplo: reserve hospedagem os primeiros dias por segurança, mas mantenha-se flexível para não comprometer a viagem toda. Viaje com abertura para mudar a rota caso sinta vontade, usufrua da liberdade a bicicleta te traz.

Aprenda um pouco de mecânica

Não é necessário ser um expert de mecânica de bike, mas é legal saber como trocar uma câmara, tenha uma bomba de ar portátil, ajustar freio e outras.

É possível adquirir esse conteúdo pela internet. No YouTube tem muitos canais que explicam como fazer consertos simples na bicicleta.

Informe seus passos

Deixe um amigo ou amiga avisada da sua rota e direcione as informações para essa pessoa. Escolha alguém que não seja tão apegado emocionalmente para não se preocupar toda hora com você, nem te cobre informações constantemente.

Se for uma viagem mais longa e remota, em alguns casos, é bom deixar uma procuração assinada para alguém de confiança caso haja algum imprevisto.

010 guia de cicloturismo serra do espinhaco
Caminho entre o Parque Estadual do Biribiri e Couto de Magalhães de Minas/MG

Conclusão

Faça a playlist que será sua companheira de viagem em suas viagens de bicicleta! Em trechos longos, ela será sua companhia. Você entrará numa experiência única, esteja com a mente aberta para as realidades que vai conhecer, conheça as histórias dos locais que visita, ouça as pessoas e contemple a paisagem.

É hora de viajar, bagagens feitas, bicicleta em ordem e roteiro escolhido, aproveite!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo